Desafios da gestão de documentos: a aplicação do e-arq no âmbito do sistema eletrônico de informações (sei)

Autores

  • Rodrigo de Freitas Nogueira Universidade de Brasília (UnB)
  • Thiara de Almeida Costa Universidade de Brasília (UnB)
  • Natália de Lima Saraiva Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema que permite a produção, edição, assinatura e tramitação de documentos em um meio digital e que requer melhorias na gestão de documentos de arquivo. Este artigo apresenta uma proposta para que o SEI melhore a aderência ao modelo de requisitos do e-ARQ Brasil. Trata-se de um estudo exploratório e está estruturado em duas abordagens: o SEI e os desafios da gestão de documentos e uma proposta de melhoria do SEI para adequação do modelo de requisitos do e-ARQ Brasil. Verificou-se que na proposta apresentada há potencial para melhorias no arquivamento do SEI, na gestão da temporalidade e na destinação final dos documentos. Ao final, depreendeu-se que o SEI pode se tornar parte de um SIGAD, no entanto é necessário um conjunto de políticas e regulamentações que depende da realidade e implementação de cada instituição que o utiliza.

Palavras-chave: Sistema Eletrônico de Informações. e-ARQ Brasil. SIGAD.

Link:http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/199/104

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Freitas Nogueira, Universidade de Brasília (UnB)

Diretor do Arquivo Central da Universidade de Brasília (UnB); Graduado em Arquivologia e Mestre em Ciência da Informação pela UnB

Thiara de Almeida Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Arquivista da Universidade de Brasília (UnB); Graduada em Arquivologia pela UnB; Especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Natália de Lima Saraiva, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Ciência da Informação pela UnB. E-mail:

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos