O acesso, via web, ao patrimônio documental da universidade federal do rio grande - furg: a aplicabilidade da digitalização e do software atom (ica-atom)

Autores

  • Elisangela Gorete Fantinel Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Dhion Carlos Hedlund Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andrea Gonçalves dos Santos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Mateus de Moura Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Fundada em 1969, a Universidade do Rio Grande - URG, atualmente Universidade Federal do Rio Grande - FURG, conta com mais de 12.000 acadêmicos (infantil, graduação e pós-graduação em todas as modalidades) e mais de 2.000 servidores (técnicos e docentes) distribuídas nas cidades de Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. A FURG visa promover o avanço do conhecimento e a educação plena com excelência, formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e para a melhoria da qualidade socioambiental, tudo sem esquecer do seu bem mais precioso, sua história. Contidos em documentos, custodiados pela Coordenação de Arquivo Geral e tratados arquivisticamente, as atas de reuniões do Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo da Universidade destinado a traçar a política universitária, apresentam em suas páginas e textos as primeiras iniciativas de gestão da educação superior na cidade de Rio Grande. Assim, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado de natureza aplicada, descritiva e qualitativa que, visou preservar e dar acesso ao patrimônio documental arquivístico da instituição através da utilização de plataformas de acesso com adoção de software livre, com requisitos arquivísticos estandardizado e chancelado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA), como é o caso do AtoM (ICA-AtoM), na versão 2.2. Ao realizar a descrição multinível na plataforma AtoM, foi possível identificar a eficácia da ferramenta e a facilidade de compreensão e utilização desse software que possibilita criar, fazer ajustes, editar e excluir descrições que, para garantir a eficácia no uso das suas funcionalidades e potencializar os seus resultados, é preciso utilizar conceitos fundamentais da Arquivologia. Atualmente, 242 atas encontram-se descritas e os representantes digitais estão disponíveis na plataforma, no site institucional da FURG, possibilitando realizar a consulta ao acervo, via internet, sem precisar acessar os documentos originais, em suporte papel.

Palavras-chave: Patrimônio documental. FURG. AtoM.

Link: http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/201/106

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Gorete Fantinel, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor titular de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Dhion Carlos Hedlund, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor Assistente do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Bacharel em Arquivologia e Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Andrea Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formación en la Sociedad del Conocimiento da Universidad de Salamanca (USAL), Espanha.

Mateus de Moura Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Bacharel em Arquivologia e Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos