Compreendendo o records continuum: contextualização, objetivos e reflexões

Autores

  • Cássio Murilo Alves Costa Filho Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
  • Renato Tarciso Barbosa de Sousa Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB)

Resumo

Analisa a origem, o desenvolvimento e o renascimento da abordagem de continuum na Arquivologia, bem como investiga as principais características do modelo records continuum. Para tanto, apresenta breve histórico da trajetória da Arquivologia na Austrália, destacando seus principais atores e acontecimentos; investiga o series system e a noção de recordkeeping; e explicita interpretações sobre o modelo. Entende-se que as perspectivas fornecidas pelo modelo records continuum, sobretudo no que se refere aos seus múltiplos propósitos, seu caráter espaço-temporal e o uso do valor contínuo, são mais adequadas para o entendimento da complexidade dos documentos digitais.

Palavras-chave: Records Continuum. Series system. Recordkeeping. Arquivologia australiana.

Link:http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/208/114

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Murilo Alves Costa Filho, Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)

Doutorando em Ciência da Informação, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB); Analista de Administração Pública do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB)

Professor associado do Curso de Arquivologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB); Graduado em História e Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela UnB e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos