Filmografia sobre frei Tito: o audiovisual como documento memorialístico

Autores

  • Mariana Zampier de Almeida Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • João Marcus Figueiredo Assis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Buscamos entender como as produções audiovisuais que visitam a história do Frei dominicano Tito de Alencar Lima, torturado durante a ditadura civil-militar, exilado e morto por suicídio, ressignificam sua morte através de recursos inerentes da imagem e do som, e que atuam no processo de elaboração da memória do frei. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental para analisar literatura nacional e internacional sobre os temas em foco, assim como os filmes sobre Frei Tito. Entendemos essas produções como documentos memorialísticos que trazem narrativas não contempladas no caráter “oficial” da história. Identificamos nessas produções, a ressignificação de documentos de arquivo; novas verdades são colocadas sobre narrativas já existentes, contribuindo para emergência de novos olhares e testemunhos sob e sobre o passado.

Palavras-chave: Frei Tito de Alencar Lima. Ditadura Civil-militar Brasileira. Documentos audiovisuais. Produções audiovisuais.

Link:http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/212/118

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Zampier de Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

João Marcus Figueiredo Assis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Associado do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-ARREMOS). Pós-Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Memória Social e graduado em Arquivologia pela UNIRIO; Graduado em Sociologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos