UM MAPA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: história, subáreas e paradigmas

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo do artigo é fazer dialogar, numa única linha argumentativa, diferentes dimensões da discussão epistemológica sobre a ciência da informação: sua evolução histórica, as distintas subáreas que a compõem e a própria evolução do conceito de informação na área. Parte-se, assim, dos fatos que levaram à origem do campo e sua consolidação nas décadas de 1960 e 1970. A seguir, analisa-se a virada cognitiva nas décadas de 1980 e 1990 e o impacto da noção de “conhecimento” nas distintas subáreas. Logo após, são apresentadas as teorias contemporâneas que compõem a virada sócio-cultural do século XXI. Como saldo dessa evolução, sistematiza-se seis dimensões do conceito de informação. Por fim, são destacados alguns desafios contemporâneos colocados para a área.

Palavras-chave: Epistemologia da Ciência da Informação. História da Ciência da Informação. Subáreas da Ciência da Informação. Paradigmas da Ciência da Informação.

https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/9341/7293

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Associado da Escola de Ciência da Informação/UFMG

Publicado

2018-11-25

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2018). UM MAPA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: história, subáreas e paradigmas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/43064

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos