BIBLIOTECÁRIO COMO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM:UMA PROPOSTA A PARTIR DO USO DAS TICS

Autores

  • LUZIANE GRACIANO MARTINS UFRGS

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia, assim como a biblioteconomia, preocupa-se com a mediação da aprendizagem, com a construção do conhecimento, e com a formação de um sujeito sócio participativo, agente de seu saber. Reconhecendo-se a importância da atuação da biblioteca como participante dos processos educativos, objetivou-se, com este estudo, apresentar a plataforma PBworks, que permite a criação de um ambiente digital para aprendizagem colaborativa. Essa ferramenta foi utilizada para desenvolvimento de uma biblioteca virtual interativa. Descreve-se o caminho para a sua implantação e uma seleção de 15 aplicativos que contribuem para o desenvolvimento de processos criativos com o uso das TICs. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede.

PALAVRAS-CHAVES: Bibliotecário. Ensino-aprendizagem. Biblioteca escolar. Tecnologia de Informação e Comunicação. Psicopedagogia. PBworks.

<https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602/5269>

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-11-25

Como Citar

MARTINS, L. G. (2018). BIBLIOTECÁRIO COMO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM:UMA PROPOSTA A PARTIR DO USO DAS TICS. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/43094

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos