Necessidades de Informação de Gestores Públicos: o caso de um Centro Acadêmico Universitário

Autores

  • Niomar Christina de Farias Dantas UFRN
  • Luciana Moreira Carvalho UFRN

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar, através de um levantamento, a necessidade informacional dos gestores do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, posteriormente, verificar se o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos disponibiliza algum relatório que atenda às necessidades informadas. A população de dez gestores participou de uma entrevista que contemplou o perfil destes, suas necessidades informacionais orçamentárias e suas principais fontes de informação. Posteriormente, foram caracterizados os relatórios disponibilizados pelo sistema e estes foram relacionados com as lacunas informacionais dos gestores, o que demonstrou que grande parte dessas lacunas estava comtemplada no sistema. Verificou-se, ainda, que a maioria deles utiliza o sistema para suprir suas lacunas informacionais. Constatou-se que as informações necessárias a todos eles eram o valor recebido pela unidade e o extrato da unidade, e que ambas as informações estavam contidas no relatório “extrato orçamentário por unidade”, sendo este, portanto, considerado o relatório mais relevante. Sugeriu-se, ainda, uma reunião periódica com os gestores para tratar acerca de esclarecimentos sobre os relatórios disponibilizados e também contato com os administradores do sistema sobre medidas para disponibilizar as informações orçamentárias de forma mais clara e efetiva para os usuários.

Palavras-chave: Comportamento informacional. Necessidades de informação. Gestão Orçamentária. Usuários do Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20652/31065

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niomar Christina de Farias Dantas, UFRN

Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGIC/ UFRN).

Luciana Moreira Carvalho, UFRN

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFRN. Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC/UFRN).

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos