Protagonismo midiático infantil: análise do comportamento informacional de vlogueiros contadores de histórias.

Autores

  • Rayara Bastos Barreto UFC
  • Laiana Ferreira de Sousa UFPB

Resumo

Apresenta a mediação da informação no contexto do ciberespaço. Analisa o comportamento informacional de vlogueiros infantis de uma escola da rede privada da cidade de Fortaleza do estado do Ceará com base nos aspectos teóricos e metodológicos das perspectivas de comportamento informacional propostos por Kuhlthau (1991), no qual o processo de busca de informação está centrado no indivíduo e se forma através da construção pessoal, na qual o usuário parte da informação para produzir novos conhecimentos. Utiliza a metodologia de pesquisa bibliográfica e exploratória na qual os dados foram analisados a partir das categorias: mediação da informação, interação/motivação e protagonismo midiático infantil.

Palavras-chave: Mediação da informação. Comportamento informacional. Protagonismo Midiático infantil. Biblioteca Escolar. Contação de Histórias.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20654/31067

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayara Bastos Barreto, UFC

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Bibliotecária no cenário escolar. Contadora de histórias. Coordenadora do grupo de contação de histórias Reino Encantado. Vice líder da biblioteca Livre Direito de Ler no Tribunal Regional do Trabalho da 7º região (TRTCe), na modalidade voluntária.

Laiana Ferreira de Sousa, UFPB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI - UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos