GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM BANCOS PÚBLICOS FEDERAIS: NOVOS DESAFIOS DIANTE DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI)

Autores

  • Renato Plácido Mathias Machado Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Rosalvo Ermes Streit Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

Introdução: Este estudo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre a gestão do conteúdo da informação em um banco público federal e o seu alinhamento com os princípios da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a aplicação de um modelo de avaliação das práticas de gestão da informação em organizações do setor público, notadamente nos aspectos relacionados à gestão do conteúdo da informação, para a análise do alinhamento da gestão dessas organizações aos princípios estabelecidos pela LAI.

Metodologia: Realizou-se análise comparativa dos resultados da pesquisa da gestão do conteúdo em um banco público federal com os princípios da LAI.

Resultados: Os resultados evidenciam o alinhamento e a aderência de um instrumento de avaliação da gestão da informação para a análise dos princípios da LAI em organizações públicas, especialmente quanto ao aspecto da gestão do conteúdo da informação.

Conclusões: Conclui-se que o instrumento de avaliação da gestão da informação governamental é suficientemente robusto e útil para a análise da gestão da informação sob a perspectiva dos princípios da LAI.

Palavras-chave: Gestão da informação. Lei de Acesso à Informação. Setor público.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26815/23240

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Plácido Mathias Machado, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB)

Rosalvo Ermes Streit, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos