A FOTOGRAFIA COMO DOCUMENTO: COM A PALAVRA OTLET E BRIET
Resumo
Introdução: A quantidade e variedade de informações que veiculam em diferentes suportes e meios incitam uma preocupação, em especial, em relação aos documentos fotográficos, já que se constituem atualmente foco de interesse da área da Ciência da Informação. Nesse contexto, destacam-se as fotografias como fontes de informações geradoras de conhecimento e também como importante subsídio para pesquisa nas diferentes áreas.
Objetivo: Pesquisar os conceitos e definições que embasam a fotografia como documento em unidades de informação.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica e documental.
Resultados: Pode-se afirmar mediante os significados acerca do termo documento, discorridas na literatura pelos autores pesquisados, que a fotografia corresponde aos pressupostos necessários para consubstanciar documento e fotografia em documento fotográfico.
Conclusões: Entende-se que esse estudo esclarece algumas questões relacionadas à fotografia como documento, no entanto, essa proposição suscita reflexões a respeito da importância do contexto de produção assim como sua relação imprescindível com os demais documentos, para que ela se consolide indiscutivelmente como documento fotográfico.
Palavras-chave. Fotografia. Fotografia como documento.
Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/32504/23231