CATALOGAÇÃO E TECNOLOGIA: INTERSEÇÕES COM A WEB SEMÂNTICA

Autores

  • Felipe Augusto Arakaki Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" – (UNESP)
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

Introdução: Os ambientes digitais se constituem em espaços importantes para geração e recuperação de recursos informacionais. Nesse contexto, é importante que o bibliotecário conheça as tecnologias disponíveis para melhorias nos processos de descrição, importação, transmissão, organização, indexação, armazenamento, localização, recuperação, visualização e preservação dos recursos informacionais. Objetivo: Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a inserção da tecnologia e suas projeções para Catalogação. Metodologia: O método utilizado consiste em uma análise exploratória da literatura disponível sobre o tema proposto, permitindo a construção de um conhecimento teórico sobre a Catalogação frente as tecnologias, auxiliando na compreensão do contexto apresentado. Resultados: Como resultados é apresentado um panorama das mudanças do processo da Catalogação influenciado principalmente da proposta da família dos Requisitos Funcionais (FR) e da Web Semântica, em especial do Linked Data. Conclusões: Considera-se que o impacto da tecnologia sobre as atividades do bibliotecário, proporciona maior agilidade no processo de alimentação do catálogo.

Palavras-chave: Catalogação. Tecnologia. Web Semântica.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/32003/23612

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Arakaki, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" – (UNESP)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" – (UNESP), Campus de Marília, SP.

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP/Marília. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Letras - Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília.

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos