Avaliação da sustentabilidade na Biblioteca Central Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia/MG

Autores

  • Kelma Patrícia Souza Universidade Brasil
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil
  • Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima Universidade Brasil

Resumo

As bibliotecas são vitais para desenvolvimento social, cultural e ambiental das comunidades onde estão inseridas. Esta pesquisa objetivou: Investigar ações de sustentabilidade adotadas por uma biblioteca referência no país; Comparar as ações de sustentabilidade da biblioteca referência com as ações já desenvolvidas pela Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON); Propor ações e projetos para a BCMON, que poderão proporcionar aos usuários e servidores da biblioteca um recinto de estudo e de trabalho participativo, inclusivo, acessível e ambientalmente engajado. A metodologia teve abordagem qualitativa, natureza exploratória, por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo (entrevista semiestruturada), análise de dados identificados em pesquisa bibliográfica, levantamento realizado nos sites das principais bibliotecas universitárias federais brasileiras, a respeito de ações sustentáveis e da ênfase aplicada à sustentabilidade. Pode-se constatar que a sustentabilidade social e econômica é sutilmente aplicada, por meio do acesso à informação, da inclusão social e digital e do retorno, aos investimentos recebidos, à sociedade na oferta de produtos e serviços. Porém, o cuidado com o meio ambiente e a prática da educação ambiental ainda são objetos de desatenção. O produto final foi a construção de uma proposta inicial com algumas indicações para a promoção da sustentabilidade na BCMOM, que terá como ponto de partida o diálogo em busca da conscientização ambiental e da participação de toda equipe e comunidades de forma voluntária, democrática e autônoma. Palavras-chave: Biblioteca universitária. Biblioteca pública. Educação em biblioteconomia. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649699

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelma Patrícia Souza, Universidade Brasil

Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia/MG desde 2008-. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Formiga (1999). Especializada em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2017). 

Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1990), graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) e Doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do curso de graduação Pedagogia da Universidade Brasil. 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima, Universidade Brasil

Doutora e Mestre em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social-UNESP, Campus de Franca/SP, Especialista em Metodologia do Serviço Social e em Administração Hospitalar; Bolsista CAPES (2008) realizou Pesquisa em Nível de Doutorado na UCP-Universidade Católica de Portugal. Graduada em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social- UNESP-Franca (1983). Docente em Ensino Superior nível de Graduação e Pós Graduação Latu Sensu (desde 2001). Atualmente é professora nos Cursos de Serviço Social da FUNEC- Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul /SP; UNIFADRA-Dracena/SP e UNIVERSIDADE BRASIL- Campus São Paulo onde Coordena o Curso de Serviço Social e Campus Fernandópolis onde é Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil.

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos