Rede de comunicação para aprendizagem no Laboratório de Tecnologias Intelectuais da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Gustavo Henrique de Araujo Freire Universidade Federal do Rio de janeiro
  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

borda a rede de comunicação e aprendizagem em desenvolvimento no Projeto Rede de aprendizagem no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi da Universidade Federal da Paraíba, na perspectiva das ações de informação em um dado regime de informação. Contextualiza a rede conceitual que fundamenta a pesquisa aplicada ao regime de informação do LTi, para análise das articulações dos estratos e modalidades das ações de informação, no âmbito da forma de vida acadêmica na área de Ciência da Informação, no Brasil. Descreve a rede virtual de comunicação representada pelos dispositivos e artefatos de informação de acesso livre no Portal LTi e as mídias de comunicação científica editadas pelo periódico Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), a saber Blog, Facebook Twitter De olho na CI. Apresenta indícios de aprendizagem das tecnologias intelectuais e modelo teórico da abordagem, pelos participantes do LTi, representados pela produção técnica e científica dos pesquisadores-autores do Projeto, colaboradores e pesquisadores-aprendizes.

Palavras-chave: Ações de informação; Laboratório de Tecnologias Intelectuais; Rede de comunicação; Regime de informação; Universidade Federal da Paraíba. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/27850

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal da Bahia. 

Gustavo Henrique de Araujo Freire, Universidade Federal do Rio de janeiro

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Professor Associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB).

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Especialista em Gestão Universitária e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Bibliotecário na Biblioteca Central do Campus do Pici (UFC).

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos