Bibliotecas acadêmicas e o desafio da gestão de acervos de periódicos eletrônicos: o caso da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Autores

  • Mônica Garcia Fiocruz
  • Cicera Henrique da Silva Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).
  • Mônica Cristina Soares Guimarães Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).

Resumo

A rápida evolução das TICs, bem como as mudanças no modelo da comunicação acadêmica, a crescente demanda pela gestão de dados e uma nova pedagogia do ensino superior estão afetando as expectativas dos usuários e forçando as bibliotecas acadêmicas a desenvolver novos recursos e áreas de serviço. A transição dos periódicos impressos para os eletrônicos na década de 1990 trouxe grande discussão sobre o novo modelo de contratação e gestão desta coleção nas bibliotecas. É mister, portanto, que as bibliotecas acadêmicas, particularmente aquelas em países em desenvolvimento (onde os custos de acesso à informação científica e manutenção das coleções digitais desenham um cenário desafiador), se detenham sobre que estratégias e abordagens podem assegurar a manutenção de uma coleção digital. Este artigo almeja demonstrar como as bibliotecas sofreram influência com essa transição, e particularmente como a Fiocruz tem trabalhado na formulação de um modelo de gestão de acervos, com o objetivo de gerenciar as assinaturas eletrônicas para atender às necessidades institucionais. A fim de alcançar esse objetivo, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa que foi realizada por dois métodos complementares: pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Procurou-se assim entender como tem sido tratada a questão do acesso perpétuo dos periódicos eletrônicos, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, identificando e analisando modelos de gestão desses acervos em bibliotecas da área da saúde.

Palavras-chave: Informação científica e tecnológica. Bibliotecas universitárias. Periódicos científicos. Periódicos eletrônicos. Preservação digital. Gestão de acervos. Acesso perpétuo.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3971/3703

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos