O Fundo Livraria José Olympio Editora no Arquivo - Museu de Literatura Brasileira .

Autores

  • Francisco José Tavares do Nascimento UFPB
  • Laura Regina Xavier

Resumo

A execução do projeto de pesquisa A editora José Olympio no Arquivo - Museu de Literatura Brasileira com o objetivo de expressar o cenário editorial do Brasil no século XX, permitiu ir um pouco mais além desse objetivo. Com o tratamento arquivístico realizado no fundo da Livraria José Olympio Editora durante a execução do projeto, garantiu, ao final dos trabalhos,entregar um inventário que dá apoio tanto ao consulente que se dirige ao Arquivo - Museu de Literatura Brasileira (AMLB) para realizar sua pesquisa, quanto aos arquivistas que realizam o tratamento técnico e a gestão dos arquivos custodiados na casa. O presente trabalho apresenta a metodologia empregada para a elaboração desse inventário, desde a identificação arquivística, construção do arranjo e organização do acervo até a elaboração do inventário, com vistas a difundir parte do rico acervo do AMLB que expressa um recorte da memória da literaturanacional.Palavras chaves: Arquivo. Identificação Arquivística. Inventário. Arranjo. Link: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/13/14

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José Tavares do Nascimento, UFPB

Bacharel em Arquivologia pela UFF, Especialista em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural da Ciência e da Saúde pela COC/FIOCRUZ, Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo PPGArq/UNIRIO.

Laura Regina Xavier

Bacharel em Arquivologia pela UFF,Especialista em Organização de Arquivos pela USP, Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV.

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos