Bibliotecas e instituições de memória na web , dados ligados e web semântica: diálogos interdisciplinares

Autores

  • Ana Lucia Pellegrino
  • Andrea Carvalho de Oliveira
  • Cláudio José Silva Ribeiro
  • Madalena Schmid Martins
  • Mariana Carvalho
  • Suellen Alves da Silva
  • Tiago Leite Pinto

Resumo

Na   atualidade,   a   conexão   entre as instituições   de   memória   e   seus   usuários   passa necessariamente pelo acesso à internet, o que representa a evolução dessas instituições no que tange  à  inovação  na  oferta  de  serviços  a  seus  usuários.  Este  ensaio  verifica  a  presença  e  a disponibilização  de  serviços  de  informação  no  ambiente web para  bibliotecas,  museus  e arquivos,  dialogando  com  a  revisão  de  literatura  sobre  tecnologias  e  formalismos  para representação da informação. Apoia-se na interoperabilidade entre as informações disponíveis para viabilizar a melhoria dos serviços, bem como para agregar valor e dar maior visibilidade às  instituições.  Propõe  representar conexões  entre as informações  disponibilizadas  por  essas instituições, usando formalismos e  vocabulários específicos da web semântica. Esta  narrativa é fruto da discussão desenvolvida na disciplina “Bibliotecas na web, dados ligados e web semântica”, no âmbito do mestrado profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016.

Palavras-chave: Biblioteca Museu. Arquivo. Representação da informação. Web semântica. Dados ligados.

Link: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/17/17

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Pellegrino

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio deJaneiro (PPGB/Unirio).

Andrea Carvalho de Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio deJaneiro (PPGB/Unirio).

Cláudio José Silva Ribeiro

Doutor em Ciência da Informação. Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio deJaneiro (PPGB/Unirio).

Madalena Schmid Martins

Analista de TIC – Bolsista Pesquisa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação Casa de Rui
Barbosa (FCRB)

Mariana Carvalho

Mestre em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/Unirio)

Suellen Alves da Silva

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/Unirio).

Tiago Leite Pinto

Mestrando do Programa de Pós
-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio
de Janeiro (PPGB/Unirio).

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos