Aplicativos de Literatura-serviço: experiência e comportamento do usuário infantil

Autores

  • Cassia Cordeiro Furtado Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, e do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPA
  • Lídia de Jesus Oliveira Universidade de Aveiro - PT http://orcid.org/0000-0002-3278-0326

Resumo

Os incrementos tecnológicos atingem conceitos e significados de bens culturais seculares, como o livro e a literatura. O texto literário apresentado na web desmaterializa-se do livro enquanto elemento material e integra a cultura participativa. Agora, ao ser apresentada no formato que unifica streamings e apps, a literatura incorpora uma configuração inédita: as plataformas de literatura-serviço. Essas plataformas, a partir das ferramentas de interação, partilha e produção, convertem a leitura para o consumo hedônico e de experiência, com a formação de uma teia virtual de leitores, com preferências e gostos literários similares. Esta investigação tem como base as seguintes questões: quais as experiências das crianças no processo de leitura em aplicativos de literatura-serviço? As mídias dinâmicas afetam o comportamento desse usuário? Os recursos do Design de Informação podem contribuir no processo de leitura? Os novos formatos incentivam a prática de leitura literária das novas gerações? Usando o paradigma qualitativo/interpretativo, objetiva-se analisar a experiência e o comportamento do usuário infantil, durante o processo de leitura, nos aplicativos de literatura-serviço. A investigação, ao aproximar a Ciência da Informação e o Design da Informação, contribuirá para suscitar o debate sobre experiência e comportamento das crianças no processo de leitura literária de livros online. Oferece, ainda, subsídios à Biblioteconomia e à Educação na elaboração de metodologias e estratégias a fim de melhorar as competências dos alunos, especialmente aquelas relacionadas às literacias em leitura e escrita, digitais e literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Cordeiro Furtado, Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, e do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPA

Pós- Doutoranda na Universidade de Aveiro - PT. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Design e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPA.

Lídia de Jesus Oliveira, Universidade de Aveiro - PT

Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra (1990), mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade de Valenciennes (França) e Mons (Bélgica) (1995), e Doutor em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2002). Fez o seu pós-doutoramento (2009-2010) no CES - Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado da Universidade de Coimbra.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Pesquisas em andamento