Visibilidade e prestígio na construção da rede colaborativa dos docentes de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas: um olhar a partir do conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu
Visualizações: 14Resumo
A lógica da produção científica configura-se como espécie de competição entre os pesquisadores para a obtenção da autoridade científica e do prestígio ou do capital simbólico e, decerto, a colaboração científica contribui para este fim. Analisa-se, assim, a rede colaborativa e a visibilidade da produção de artigos dos docentes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas na Web of Science e na Scopus. O pressuposto teórico fundamenta-se no conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu. Para a consecução do objetivo, a pesquisa configura-se como de natureza quali-quantitativa de cunho descritivo, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental para a coleta de dados disponibilizados nos respectivos currículos Lattes. Após a quantificação da produção científica, a rede colaborativa é representada por grafos, utilizando-se o software Ucinet. Dentre os resultados centrais, constata-se que o autor mais produtivo mantém a maior interação com seus pares, denotando que sua rede colaborativa é a mais expansiva. Ao contrário do esperado, os dois primeiros docentes mais produtivos não são os mais citados, e, sim, o terceiro e o quarto mais produtivos, o que lhes concede maior visibilidade e prestígio dentre os pares e na comunidade científica como um todo. Infere-se, então, que os docentes da área estudada, em geral, mantêm interação com relações interinstitucionais intensas.
Palavras-chave: Rede Colaborativa. Capital Simbólico (Pierre Bourdieu). Análise de Redes Sociais. Medicina veterinária – produção científica. Universidade Federal de Alagoas – produção científica.
Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4657/3880