O uso de aplicativo de mensagem nas bibliotecas universitárias: um estudo de caso no serviço de referência da biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Visualizações: 14Resumo
O relato de experiência tem como tema avaliar a implementação de um serviço digital como ferramenta de enfrentamento aos desafios impostos pelas atuais Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas Bibliotecas de Universidades Públicas Brasileiras, tendo como parâmetro um estudo de caso no Setor de Referência da Biblioteca Plínio Sussekind Rocha do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ). Consiste na elaboração de um serviço de aviso on-line pela rede social para comunicar aos usuários os livros com empréstimo em atraso. Tendo em vista os objetivos traçados, desenvolveu-se o projeto em etapas, que consistiu num levantamento das obras com empréstimo em atraso; geração de uma listagem com nome e telefone dos usuários; envio de mensagem pela rede social comunicando o atraso e avaliação dos retornos obtidos. A partir desses dados, constatou-se que dos 38 usuários com livros em atraso, 22 deles (58%) tem cadastro no aplicativo de mensagem e desse total, 17 usuários (77%) responderam a mensagem enviada. Portanto, conclui-se que o serviço de aviso on-line se mostrou eficaz, dinâmico, prático e em consonância com as necessidades atuais dos usuários da Biblioteca.
Palavras-chave: Serviço de referência. Biblioteca universitária. Sistemas de informação. Redes sociais. Aplicativo de mensagem.
Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4477/3869