Gestão de serviços de engenharia em universidades públicas federais do nordeste brasileiro: um estudo para contratações públicas sustentáveis

Autores

  • José Luiz Alves Universidade de Pernambuco
  • Egbert Walmeron Duarte Costa Universidade de Pernambuco

Resumo

Motivado a contribuir para a consolidação das licitações sustentáveis na administração pública alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à imposição legal, este artigo pesquisou critérios para redução do consumo de energia elétrica em processos licitatórios de obras de engenharia utilizados por universidades públicas federais do nordeste brasileiro no tocante às contratações públicas sustentáveis. A metodologia utilizada foi a teórica e aplicada quanto à natureza, exploratória e descritiva quanto ao objetivo, e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos. As fontes para coleta de dados foram o portal de compras do governo federal (Comprasnet) e uma pesquisa bibliográfica e documental que envolveu os Planos de Gestão de Logística Sustentável das universidades estudadas. A abordagem da pesquisa é quali-quanti porque envolveu tratamento de dados com base em categorias definidas previamente, bem como coleta de dados segundo parâmetros previamente estabelecidos. As considerações finais mostram que as universidades estudadas precisam superar alguns obstáculos, tais como pouca capacitação dos gestores públicos e cultura organizacional para que suas contratações públicas sustentáveis se tornem políticas públicas eficazes alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Contratações públicas sustentáveis. Desenvolvimento sustentável. Universidades públicas federais do nordeste brasileiro. Políticas públicas. Obras de engenharia.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4298/3874

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Alves, Universidade de Pernambuco

Doutor em Geografia
Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável
Universidade de Pernambuco

Egbert Walmeron Duarte Costa, Universidade de Pernambuco

Mestrando em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável
Programa de Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável
Universidade de Pernambuco

Publicado

2019-02-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos