Gestão de coleções para bibliotecas especializadas: uma perspectiva teórica para o planejamento de recursos informacionais

Autores

  • Ana Cláudia Carvalho de Miranda Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar um aporte teórico sobre bibliotecas especializadas e desenvolvimento de coleções a fim de fornecer subsídios para o estabelecimento de diretrizes e normas que servirão de base para o planejamento das ações a serem tomadas na gestão de coleções. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica com uso de informações em fontes de informação heterogêneas, tais como: periódicos, livros, websites, anais, entre outros. O estudo revelou a importância da política de desenvolvimento e formação do acervo como parâmetro para auxiliar o bibliotecário na tomada de decisões, nas etapas do processo de desenvolvimento de coleções. Constatou-se, também, que a formação do acervo com qualidade está condicionada à flexibilidade para ajustar a política de desenvolvimento de coleções, sempre que for constatado que a biblioteca não está atendendo aos reais interesses dos seus usuários.

Palavras-chave: Biblioteca especializada. Gestão de coleção. Formação e desenvolvimento de coleções. Política de desenvolvimento de coleções.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5198/3877

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda, Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte

Mestra em Administração
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bibliotecária e Documentalista
Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte

Publicado

2019-02-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos