Gestão de coleções para bibliotecas especializadas: uma perspectiva teórica para o planejamento de recursos informacionais
Visualizações: 27Resumo
Este artigo se propõe a apresentar um aporte teórico sobre bibliotecas especializadas e desenvolvimento de coleções a fim de fornecer subsídios para o estabelecimento de diretrizes e normas que servirão de base para o planejamento das ações a serem tomadas na gestão de coleções. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica com uso de informações em fontes de informação heterogêneas, tais como: periódicos, livros, websites, anais, entre outros. O estudo revelou a importância da política de desenvolvimento e formação do acervo como parâmetro para auxiliar o bibliotecário na tomada de decisões, nas etapas do processo de desenvolvimento de coleções. Constatou-se, também, que a formação do acervo com qualidade está condicionada à flexibilidade para ajustar a política de desenvolvimento de coleções, sempre que for constatado que a biblioteca não está atendendo aos reais interesses dos seus usuários.
Palavras-chave: Biblioteca especializada. Gestão de coleção. Formação e desenvolvimento de coleções. Política de desenvolvimento de coleções.
Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5198/3877