Da experiência à análise arquivísticas: um estudo de caso realizado no Arquivo do Fórum Regional Desembargador José Flóscolo da Nóbrega (João Pessoa - Paraíba)
Visualizações: 15Resumo
A complexa atividade de gestão de documentos abrange todo o espaço institucional de produção, organização, controle e uso de documentação arquivística. O objetivo do estudo foi analisar as práticas arquivísticas desempenhadas no período de atuação de estágio (entre 22 de novembro de 2014 e 22 de novembro de 2016), bem como as orientações realizadas no Arquivo do Fórum Regional Desembargador José Flóscolo da Nóbrega, localizado no município de João Pessoa. Metodologicamente, a investigação assumiu caráter descritivo e exploratório; sua natureza aplicada, lançou propostas na melhoria das práticas do arquivo. Usou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, o registro diário e o relatório de atividades realizadas. Interpretando a realidade à luz dos autores já consolidados na área da Arquivologia, o estudo ancorou-se numa abordagem qualitativa. Como resultado, foi apresentado a descrição das técnicas e dos procedimentos adotados na realização das atividades, subsidiados pelo campo teórico da Arquivologia, trazendo precisão e tramitação do fluxo documental do arquivo do referido fórum. Conclui-se que o fazer arquivístico não se limita apenas à implementação de procedimentos e de métodos no gerenciamento da informação. A busca por melhores condições de trabalho e o reconhecimento nas instituições é uma luta constante dos arquivistas, fazendo parte ainda da realidade brasileira.
Palavras-chave: Arquivo do Tribunal de Justiça da Paraíba. Fórum Desembargador José Flóscolo da Nóbrega. Gestão de documentos.
Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5207/3852