Da experiência à análise arquivísticas: um estudo de caso realizado no Arquivo do Fórum Regional Desembargador José Flóscolo da Nóbrega (João Pessoa - Paraíba)

Autores

  • Wellington da Silva Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Manuela Eugênio Maia Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A complexa atividade de gestão de documentos abrange todo o espaço institucional de produção, organização, controle e uso de documentação arquivística. O objetivo do estudo foi analisar as práticas arquivísticas desempenhadas no período de atuação de estágio (entre 22 de novembro de 2014 e 22 de novembro de 2016), bem como as orientações realizadas no Arquivo do Fórum Regional Desembargador José Flóscolo da Nóbrega, localizado no município de João Pessoa. Metodologicamente, a investigação assumiu caráter descritivo e exploratório; sua natureza aplicada, lançou propostas na melhoria das práticas do arquivo. Usou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, o registro diário e o relatório de atividades realizadas. Interpretando a realidade à luz dos autores já consolidados na área da Arquivologia, o estudo ancorou-se numa abordagem qualitativa. Como resultado, foi apresentado a descrição das técnicas e dos procedimentos adotados na realização das atividades, subsidiados pelo campo teórico da Arquivologia, trazendo precisão e tramitação do fluxo documental do arquivo do referido fórum. Conclui-se que o fazer arquivístico não se limita apenas à implementação de procedimentos e de métodos no gerenciamento da informação. A busca por melhores condições de trabalho e o reconhecimento nas instituições é uma luta constante dos arquivistas, fazendo parte ainda da realidade brasileira.

Palavras-chave: Arquivo do Tribunal de Justiça da Paraíba. Fórum Desembargador José Flóscolo da Nóbrega. Gestão de documentos.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5207/3852

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal da Paraíba

Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação
Professora do Curso de Arquivologia
Universidade Estadual da Paraíba

Publicado

2019-02-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos