Bibliotecas verdes e sustentáveis no Brasil

Autores

  • Nathalice Bezerra Cardoso Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Elisa Campos Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A pesquisa parte do pressuposto de que as bibliotecas públicas, municipais e estaduais no Brasil, em função de sua condição e de sua missão, devem ser as primeiras a adotarem princípios e práticas de sustentabilidade, com vistas a se constituírem como referências em equipamentos culturais verdes no país. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo refletir e discutir o conceito de informação ambiental e de biblioteca verde e sustentável, assim como identificar bibliotecas públicas certificadas no país, visando subsidiar a construção de políticas públicas nesta área. Apresenta os esforços do governo federal na gestão da informação ambiental e a ausência de estímulos para a adoção de práticas sustentáveis e certificação das bibliotecas que recebem investimentos públicos. Aponta passos para a certificação nas construções, design, arquitetura, gestão de recursos naturais e ambientais e educação ambiental em bibliotecas, bem como diretrizes para subsidiar a elaboração de políticas culturais e estimular os governos locais a adotarem princípios e práticas de sustentabilidade nas bibliotecas públicas brasileiras. Conclui que os investimentos governamentais na construção e modernização de bibliotecas públicas devem prever a adoção de princípios de sustentabilidade em seus prédios, serviços e práticas com o objetivo de incidir positivamente no desenvolvimento sustentável de sua região.

Palavras-chave: Bibliotecas públicas. Bibliotecas sustentáveis. Bibliotecas verdes. Biblioteconomia. Políticas públicas.

Link: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v29n2/0103-3786-tinf-29-02-00141.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalice Bezerra Cardoso, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Bibliotecária do Fundo Brasileiro para Biodiversidade – Funbio

Elisa Campos Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Ciência da Informação. Professora Adjunto II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) 

Publicado

2019-02-18

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos