Aportes para a implantação de um repositório de narrativas na UFPA: disseminando e ampliando o acesso à informação

Autores

  • Erik André de Nazaré Pires Universidade Federal do Pará
  • Jetur Lima de Castro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Alessandra Nunes de Oliveira Universidade Federal do Pará

Resumo

Ao avaliar a necessidade do desenvolvimento institucional e acesso ao conhecimento científico que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI-UFPA), a partir de atividades profissionais que qualificam e capacitam os usuários, por meio de oferta de produtos e serviços. Objetiva-se discutir uma proposta para a implantação de um repositório de narrativas na Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória de base bibliográfica, tendo como premissa, tornar o conhecimento mais explicito a partir da ampliação do Repositório Institucional da Universidade Federal do Pará (RIUFPA). Apresenta-se a sugestão da produção de um repositório de narrativas que no futuro poderá armazenar vídeos, imagens, deferentemente do RIUFPA atual que tão-somente armazena texto completo. Por fim, a partir da elaboração do repositório poderá trazer o efeito esperado para a comunidade científica e para os profissionais bibliotecários, uma vez que poderão valer-se dessa tecnologia para ampliar o melhoramento na gestão informacional no (SIBI-UFPA). Palavras-Chave: Informação. Disseminação. Acesso aberto. Repositório. Sistema de Bibliotecas.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/693

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erik André de Nazaré Pires, Universidade Federal do Pará

Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Pará. Especialista em Ciência da Informação pelo Centro de Pós-graduação da Faculdade Integrada Carajás.

Jetur Lima de Castro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Pesquisador no Grupo de pesquisa sobre Estudo e Práticas de Preservação Digital na Rede Brasileira de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará.

Alessandra Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos