Marketing em gestão de bibliotecas: um estudo das ferramentas ultilizadas para promoção e divulgação dos produtos e serviços da biblioteca central na UFPB

Autores

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal da Paraíba
  • Rosa Sylvana da Silva Mousinho Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A pesquisa é um estudo de caso, de caráter descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como uma pesquisa de campo e bibliográfica. Os dados foram obtidos através de fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semiestruturadas e das fontes bibliográficas, sendo esses dados, apresentados sistematizados em tabelas. Para análises dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos, apontam para aplicação e o uso das ferramentas de marketing. Identifica e descreve as ferramentas de marketing utilizadas pela Divisão de Serviços aos Usuários. Porém, confirma o fato de que a falta da continuidade do programa de Endomarketing e de capacitação e treinamentos dos servidores, dificultam a efetiva implementação do plano de marketing e do uso de suas ferramentas de uma forma mais ampla e efetiva. Demonstra a necessidade de elaboração de um novo plano de marketing e de planejamento, com ações administrativas que possibilitem mudanças, melhore a comunicação e as relações internas da organização, e contribua para atingir os objetivos organizacionais com menos recursos e mais eficiência. 

Palavras-chave: Marketing; Unidades de Informação. Biblioteca Universitária; UFPB.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/701/1037

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora associada da Universidade Federal da Paraíba.

Rosa Sylvana da Silva Mousinho, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecáriadocumentalista na Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos