Websites das bibliotecas universitárias como dispositivos de comunicação e potencializadores do acesso à informação

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Livia Santos de Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia

Resumo

As bibliotecas universitárias têm buscado se aproximar de seus usuários efetivos e potenciais e, para tal, vem utilizando recursos de comunicação no espaço virtual, disponibilizados em seus websites ou páginas. Nesse sentido, esse artigo teve como objetivo identificar e analisar se e como as bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das universidades federais e estaduais da Região Nordeste do Brasil têm desenvolvido os seus websites ou páginas e se esses espaços têm a possibilidade de ampliar ações de comunicação e do acesso à informação. O estudo teve por método o levantamento, associado ao método de estudos de casos múltiplos e utilizou a abordagem quantitativa como procedimento de análise de dados. Como resultado, identificou-se que grande parte das bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das universidades federais e estaduais têm desenvolvido seus websites ou páginas buscando ampliar os canais de comunicação e de acesso à informação, através do uso de dispositivos de comunicação tradicionais e aqueles próprios da web social, assim como da apresentação e disponibilização de diversos serviços. Contudo, embora as bibliotecas universitárias tenham avançado, em alguma medida, sobre o uso dos dispositivos de informação e a prestação de serviços há a necessidade dessas repensarem não somente as suas atividades cotidianas, mas, sobretudo, como interagem com os seus usuários na esfera do espaço virtual, visto que este ainda se apresenta limitado, dificultando ou impossibilitando ao usuário conhecer e usufruir das potencialidades que esse ambiente bem planejado pode oferecer.
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias. Acesso à informação. Websites – Bibliotecas universitárias.
Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/734/1041

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Livia Santos de Freitas, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bibliotecária da Universidade Federal da Bahia.

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos