O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Autores

  • Ronaldo Ferreira de Araujo Universidade Federal de Alagoas
  • Janiele Oliveira Araújo Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Discorre sobre o marketing em unidades de informaça o com atença o especial ao marketing digital e as me tricas de mí dias sociais. Verifica o uso de mí dias sociais como estrate gia de marketing em unidades de informaça o por meio de um estudo de caso do uso e atuaça o da Biblioteca Pu blica Estadual Graciliano Ramos (PBEGR) no Facebook. Analisa o desempenho da pa gina expresso nos indicadores de audie ncia, engajamento, influe ncia e conversa o utilizados para mensurar estrate gias do marketing digital. Os resultados indicam o quantitativo de 1728 curtidas na pa gina da biblioteca com predomina ncia de publicaço es sobre eventos organizados pela BPEGR (48%). O desempenho das postagens indica um valor total de interaço es com usua rios no perí odo analisado de 713 curtidas, 263 compartilhamentos e apenas 16 comenta rios. Os dados apontam a visibilidade percebida e o grau de autoridade da biblioteca perante os usua rios tendo em vista o conteu do publicado, considerando se houve alcance dos resultados dessas estrate gias. Considera-se que as mí dias sociais podem sim mobilizar os cidada os a buscarem a biblioteca pu blica como uma instituiça o promotora de conhecimento, lazer e troca social, fazendo com que a biblioteca pu blica cumpra seu papel enquanto unidade de informaça o e que para tanto a biblioteca precisa traçar estrate gias mais claras de sua utilizaça o e avaliaça o.

Palavras-chave: Mídias sociais. Marketing. Marketing digital. Social Media Marketing. Biblioteca Pu blica.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/738/1042

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciencia da Informaça o pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas.

Janiele Oliveira Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos