O retrato do Bibliotecário atuante no Norte de Minas Gerais

Autores

  • Josiel Machado Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nádia Cristina Oliveira Pires Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rachel Bragança de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar o bibliotecário que atua no Norte de Minas e, para isso, foi necessário mapear, através de coleta de dados, informações sobre a origem de sua formação, a sua área de atuação no mercado, em quais setores estão inseridos e também a sua satisfação quanto à escolha da cidade onde atualmente reside, devido ao fato que a maioria desses profissionais é oriunda de outras cidades e/ou regiões. Além disso, procurou-se ainda: analisar o mercado de trabalho, carga horária e faixa salarial oferecida nessa região e verificar a oferta de ensino continuado. Verificou-se no estudo que a média salarial, carga horária e setores de atuação condizem com estudos já realizados a nível nacional. Todavia, fazem-se necessários mais estudos em relação à educação continuada desses profissionais.

Palavras-chave: Bibliotecário – Norte de Minas Gerais. Mercado de Trabalho. Bibliotecário – mobilidade.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/697/1046

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiel Machado Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros. Especialista em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá e em Gestão de Bibliotecas Públicas pela AVM Faculdade Integrada.

Nádia Cristina Oliveira Pires, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros. Especialista em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

Rachel Bragança de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros. Mestranda em Educação pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos