A aquisição de livros em bibliotecas universitárias sob a perspectiva da gestão de processos

Autores

  • Geise Meirelles Drumond Universidade Federal Fluminense
  • Mirian Picinini Méxas Universidade Federal Fluminense
  • Marlene Jesus Soares Bezerra Universidade Federal Fluminense

Resumo

A melhoria dos processos de trabalho nas bibliotecas universitárias é viabilizada pela gestão eficiente dos processos. Neste contexto, é fundamental conhecer os processos através do uso de métodos e técnicas que auxiliam na compreensão e análise dos processos existentes. O presente estudo objetivou identificar o processo de compra ou aquisição de bibliografias básicas e complementares dos cursos de graduação desenvolvidas em uma biblioteca universitária de grande porte da área de Humanas de uma universidade federal, através do mapeamento deste processo. Para o levantamento das atividades do procedimento de compra foram realizadas entrevistas com os operadores do processo, e em seguida foi feito o seu mapeamento que utilizou o software MS Visio para representação do fluxo do processo de aquisição. Através deste mapeamento do processo, apresentouse a rotina e o detalhamento das atividades realizadas, identificando as dificuldades encontradas no processo, bem como as oportunidades de melhorias. Buscou-se com esse estudo contribuir para a melhoria contínua do processo de compra de livros, visando atingir melhores resultados e produtividade.

Palavras-chave: Compra de livros. Bibliotecas universitárias. Mapeamento de processo.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/698/1047

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geise Meirelles Drumond, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecária da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense.

Mirian Picinini Méxas, Universidade Federal Fluminense

Docente do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense.

Marlene Jesus Soares Bezerra, Universidade Federal Fluminense

Professora do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Doutora em Sistemas de Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos