Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação

Autores

  • Ana Patrícia Celedonio da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maria Giovanna Guedes Farias Universidade Federal do Ceará

Resumo

Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, ou seja, no processo de busca da informação para os discentes, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estimulará os alunos a se tornarem competentes em informação.

Palavras-chave: Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702/1049

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Celedonio da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos