Acesso à informação para construção da cidadania de mulheres transexuais e travestis: Resoluções do Nome Social como estratégia de inclusão

Autores

  • Maria Zanela Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Apresenta-se neste artigo um exercício de intersecção entre a Biblioteconomia, a Antropologia e o Serviço Social, com o intuito de evidenciar um campo de possibilidades de análise, a partir da política social que dispõe sobre o direito ao uso do nome social por mulheres transexuais e travestis – matriculadas regularmente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), objetivando compreender suas reais necessidades informacionais, com relação ao acesso à informação e a construção da cidadania. Esta pesquisa, além da revisão bibliográfica, priorizou o trabalho de campo e a observação participante. O resultado da pesquisa realizada evidencia as práticas de violências de gênero e suas implicações no contexto universitário.

Palavras-chave: Biblioteconomia; política social; violências de gênero, cidadania.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/795/1058

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zanela, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de PósGraduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero.

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos