Educação 3.0: a educação da 4ª Revolução Industrial

Autores

  • Renata Maria Abrantes Baracho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Freitas Jr Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Uma das muitas questões pertinentes à educação contemporânea é a relação com as tecnologias digitais de informação. Embora haja distintas posições teóricas sobre o assunto, é inegável o papel das tecnologias na escola. Tecnologias sempre estiveram presentes na sala de aula. Mesmo instrumentos simples, como o quadro-negro, o giz, o livro didático e os mapas podem ser chamados de tecnologia. Souza (2007, p. 176) denominou de “fascínio da pedagogia dos sentidos” o uso de recursos tecnológicos disponíveis para a memorização de informações. Este ensaio pretende discutir a educação 3.0 para repensar a educação em seu sentido mais amplo. Deseja-se acreditar que a educação 3.0 quer uma escola mais plural, contextualizada, diversificada e que permita uma formação mais integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Abrantes Baracho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Faculdade de Ciência da Informação da UFMG.

Carlos Alberto Freitas Jr, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Faculdade de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Pesquisas em andamento