Gestão do conhecimento e competência em informação: possíveis relações e perspectivas de atuação do profissional arquivista

Autores

  • Renata Lira Furtado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
  • Regina Celia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Resumo

Introdução: Reflexões sobre o lugar que o arquivista ocupa na atualidade, suas perspectivas de atuação, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao fazer arquivístico relacionado à era pós-custodial, bem como o estabelecimento de novas e possíveis relações. Objetivo: Estabelecer uma relação entre o papel do arquivista na sociedade contemporânea, envolvendo sua atuação no contexto da Gestão do Conhecimento e no desenvolvimento da Competência em Informação. Metodologia: Pesquisa Bibliográfica em documentos impressos e eletrônicos, com autores da Arquivologia, Administração e Ciência da Informação, com o intuito de construir um referencial teórico que sustente a interlocução dos temas propostos. Resultados: A partir do referencial teórico construído foi possível estabelecer a possibilidade de atuação do arquivista na Gestão do Conhecimento, considerando os preceitos teóricos da pós-custodial e a relevância do desenvolvimento da Competência em Informação para atuação profissional nesse cenário, diante da identificação das necessidades de conversão do conhecimento tácito em explícito e na atuação em ações de promoção da Competência em Informação para os sujeitos da organização. Conclusões: Pensar na atuação do arquivista na Gestão do Conhecimento e na Competência em Informação, fora do contexto teórico, num universo prático remete para outra situação: questionar se os profissionais arquivistas atuantes estão preparados para essa realidade pós-custodial, ou ainda enfrentam uma realidade de arquivos como depósitos de documentos, da arquivística empírica, pautada no senso comum, de desvalorização do profissional e se os cursos de graduação em Arquivologia propiciam esse tipo de reflexão, de experiência.

Palavras chave: Arquivista. Gestão do Conhecimento. Competência em Informação.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28881/24187

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Doutoranda no Programa de Pós graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará.

Regina Celia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP).

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos