A biblioteca multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade

Autores

  • Jobson Louis Santos de Almeida Universidade Federal da Paraíba, Brasil
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Doutor em Ciência da Informação e Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Introdução: Apresenta descrição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de uma biblioteca multinível do Estado da Paraíba. O presente artigo é fruto de pesquisa sobre o desenvolvimento de competências em informação realizada em nível de mestrado. Objetivo: Define e expõe a finalidade da biblioteca multinível, considerado um novo tipo de biblioteca que surge em 2008 juntamente com a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil. Metodologia: A pesquisa que originou este trabalho é delineada como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de nível exploratório descritivo em que se utilizaram as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e organização de categorias para alcançar os objetivos traçados. Resultados: A descrição da biblioteca do IFPB Campus Sousa corrobora com o tipo de biblioteca multinível, sendo esta classificação a mais adequada para a identidade das bibliotecas no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Conclusões: Conclui que a biblioteca nos Institutos Federais de Educação é do tipo biblioteca multinível, por compreender que a biblioteca atende aos usuários de todos os diversos níveis de ensino supracitados e por defender que a definição da identidade de uma biblioteca dessa complexidade é relevante para inseri-la no campo científico com propriedade, e para nortear as discussões entre os bibliotecários que dela fazem parte quanto às práticas e à política adotadas para seus próprios serviços de informação.

Palavras chave: Biblioteca multinível. Identidade de biblioteca. Classificação de bibliotecas. Biblioteca.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31017/24215

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Doutor em Ciência da Informação e Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciência da Informação e Professor na  Doutor em Ciência da Informação e Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (UFRJ).

Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos