Gestão de processo de compartilhamento do conhecimento tecnológico em uma empresa do setor elétrico (CEMIG)

Autores

  • Marcela Augusta da Silva Gomes Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabricio Ziviani Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marta Araújo Tavares Ferreira École Centrale des Arts et Manufactures de Paris.
  • Ricardo Viana Carvalho de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumo

Introdução: A transferência do conhecimento tácito é fator de vantagem competitiva para as organizações. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo analisar a influência dos fatores relevantes à transferência do conhecimento tecnológico em uma organização. Objetivo: Buscou-se a compreensão das teorias e conceitos aplicados ao conhecimento, gestão do conhecimento e à transferência e compartilhamento do conhecimento. Metodologia: Para consecução desse objetivo, aplicou-se um questionário estruturado, com escala likert de 5 pontos. Essa pesquisa, trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, que tem como objeto de análise a Companhia Energética de Minas Gerais- CEMIG. Resultados: Como resultado identificou-se que a empresa não possui uma política ou estratégia definida para incentivar a transferência do conhecimento e ainda precisa melhorar a cultura organizacional que incentive sua transmissão. Apesar de não haver restrições quanto aos fatores idiossincráticos e estrutura organizacional. Conclusões: Conclui-se então, que os fatores Tempo, Linguagem, Confiança, Conhecimento Valorizado, Poder, Ambiente Favorável, Rede de Relacionamento, Hierarquia, Mídia, Reconhecimento e Recompensa, Treinamento, Transmissão de Conhecimento, Armazenagem do Conhecimento, Redes Sociais Digitais são influenciadores diretos do Compartilhamento do Conhecimento Tácito.

Palavras chave: Conhecimento. Gestão do conhecimento. Transferência do conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Setor elétrico.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31221/24301

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Augusta da Silva Gomes Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Fabricio Ziviani, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI-UFMG).

Marta Araújo Tavares Ferreira, École Centrale des Arts et Manufactures de Paris.

Doutora em Engenharia Industrial e Gestão da Inovação Tecnológica pela École Centrale des Arts et Manufactures de Paris.

Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutor em Administração

Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos