Aspectos epistemológicos em estudos sobre análise de domínio sob as lentes do racionalismo e do empirismo

Autores

  • Igor Soares Amorim Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0003-0583-2132
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marisa Brasher Basilio Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

Objetiva identificar e analisar as categorias teórico-metodológicas em que se situam os estudos sobre Análise de Domínio publicados na Base Lisa ) Library and Information Science Abstracts) tendo em vista o desenvolvimento do assunto. Justifica-se pela relevância da incorporação de contribuições interdisciplinares a partir de marcos epistemológicos bem delimitados em vista da polissemia e idiossincrasia dos termo “análise” e “domínio. A busca recuperou 80 artigos, dos quais 50 demonstraram aderência ao estudo. Concluiu-se que embora a análise do domínio seja uma proposta característica do paradigma social da Ciência da Informação, sua aplicação preserva perfis mais tradicionais.

Palavras-chave: Epistemologia. Análise de Domínio. Metodologia. Empirismo. Racionalismo.

 link do artigo: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4229/3742

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Soares Amorim, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Formado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Integrante do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. É representante discente e membro do conselho fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib).

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção (2011). Mestrado Profissional em Administração (USF, 2004). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC, 2008). Graduação em Ciências Humanas - Filosofia (UCDB1989).

Marisa Brasher Basilio Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com dois anos de pesquisa na Université de Nice Sophia Antipolis (França).

Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos