Proposta teórico-metodológica para o estudo de sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais virtuais

Autores

Resumo

Revisa os conceitos de sujeitos informacionais, práticas informacionais, redes sociais, e sites voltados à formação de redes sociais virtuais. Destaca a importância contemporânea dos sites de redes sociais no contexto informacional. Apresenta proposta teórico-metodológica para o estudo dos sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais e das práticas informacionais por eles performadas em tais sites. Considera a dificuldade de se encontrar modelos para o estudo social dos sujeitos em contexto virtual.

Palavras-chave: Sujeitos informacionais. Práticas informacionais. Redes sociais virtuais. Sites de redes sociais. Metodologia.

Link do artigo: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4283/3749

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruleandson do Carmo Cruz, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG

Pós-doutorando, jornalista servidor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e pesquisador do grupo de pesquisa EPIC - Estudos em Práticas Informacionais e Cultura da UFMG, formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, pós-graduado em Criação e Produção para Mídia Eletrônica pelo UniBH, mestre e doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG.

Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos