Renovação museográfica dos artefatos têxteis do Museu Casa de Rui Barbosa: desafios, metodologia e perspectivas

Autores

  • Luz Neira García Pesquisadora independente na Itália

Resumo

Apresentando a trajetória dos têxteis da Casa ao Museu Casa de Rui Barbosa, este artigo procura demonstrar como o desaparecimento e desgaste dessa espécie é proporcional à perda de informação a ela associada. Aponta ainda que, se a renovação museográfica é uma ação legítima para aprimorar a experiência da visitação, apresenta desafios éticos e práticos a respeito da autenticidade dos objetos e, também, de sua natureza material, sobretudo em função do impacto das transformações tecnológicas nos aspectos físicos e estéticos dos têxteis.

Palavras-chave: Têxteis decorativos. Cultura material têxtil. Renovação museográfica.

Link do artigo: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/10/32

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luz Neira García, Pesquisadora independente na Itália

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Foi bolsista na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) de 2010 a 2012 e atualmente atua como pesquisadora independente na Itália.

Publicado

2019-04-01

Como Citar

García, L. N. (2019). Renovação museográfica dos artefatos têxteis do Museu Casa de Rui Barbosa: desafios, metodologia e perspectivas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/44662

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos