Perfil e formação do profissional em bibliotecas escolares no Brasil, Espanha e Portugal

Autores

  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.
  • Maria Del Carmen Agustín-Lacruz Universidad de Zaragoza, Espanha.
  • Ana Lúcia Terra Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal conhecer, de modo detalhado, o perfil profissional dos bibliotecários escolares do Brasil, Espanha e Portugal. Nesse sentido, foram definidos três objetivos específicos: a) conhecer o marco legal que rege o seu desempenho profissional, nesses países, b) identificar e descrever as funções e tarefas executadas pelo responsável pela biblioteca da escola, incluindo seu tempo de dedicação e c) conhecer a formação inicial e contínua específica dos bibliotecários escolares. Para o efeito, procedeu-se a uma análise de literatura e de legislação relevantes, além da recolha de dados sobre uma amostra de bibliotecários dos três países, através de um inquérito por questionário. Entre os principais objetivos alcançados, destaca-se a caracterização detalhada dos perfis profissionais dos responsáveis por bibliotecas escolares, no Brasil, Espanha e Portugal, identificando o seu trabalho e as suas funções, o tipo de formação educacional que possuem, o nível alcançado, as áreas e matérias de que se ocupam em seu desempenho profissional, a educação formal e continuada que possuem e o número de horas dedicadas à biblioteca da escola.

Palavras-chave: Bibliotecário escolar. Formação profissional. Perfil profissional.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38703/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Doutora em Ciências da Comunicação
pela Universidade de São Paulo, Brasil.
Docente permanente no Programa de
Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista
Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Maria Del Carmen Agustín-Lacruz, Universidad de Zaragoza, Espanha.

Doutora em Filosofía e Letras pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Professora Titular da Universidad de Zaragoza, Espanha.

Ana Lúcia Terra, Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Doutora em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professora do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos