As coleções museológicas do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira

Autores

  • Rosângela Florido Rangel Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB).
  • Zenilda Ferreira Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

O Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB), Divisão do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/MinC), é responsável pela preservação da memória literária brasileira, por meio de seus acervos arquivísticos e museológicos. As coleções museológicas, nos últimos anos, vêm passando por processo de organização da sua documentação. O AMLB tem a missão de manter vivos os ideais de seu mentor – Carlos Drummond de Andrade –, de preservar a tradição escrita brasileira e estabelecer um diálogo constante entre os acervos. A trajetória do AMLB demonstra sua importância como instituição de pesquisa. Durante muitos anos organizou exposições que enalteciam a produção literária brasileira, gerando diversos catálogos. Atualmente, se prepara para produzir o primeiro catálogo de medalhas e condecorações de seu acervo museológico. Ao longo de 45 anos, o AMLB viu seu acervo museológico triplicar e se dispersar por falta de espaço, o que gerou, nos dias atuais, a necessidade de unificar seus objetos, formando um conjunto coeso. Diante dessa expansão, se torna indispensável que o Arquivo-Museu se estruture, definindo uma política de aquisição e descarte para seus acervos. A entidade quer voltar a ocupar seu espaço no cenário museológico, retomando as exposições comemorativas utilizando seus acervos. Com o tratamento de suas coleções museológicas, o AMLB vislumbra a possibilidade de criar uma identidade própria, consolidada pela elaboração de uma logomarca. Com a documentação organizada, é possível pensar a criação do museu virtual do AMLB, disponibilizando informações e imagens de documentos e objetos na página institucional da FCRB. A instituição requer espaço para uma exposição de longa duração, que agregue seus importantes acervos, como concebido por Drummond, e que possa apresentar para a sociedade brasileira um Arquivo-Museu com todas as atividades a ele inerentes.

Palavras-chave: Museu. Literatura. Documentação museológica. Preservação.

Link do artigo: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/46/28

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Florido Rangel, Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB).

Arquivista pela Universidade Federal Fluminense (RJ), mestre em História pela Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-RJ) e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente, é chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB).

Zenilda Ferreira Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Museóloga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Fotografia como Fonte de Pesquisa (UCM/RJ), mestre em Museologia e Patrimônio pela mesma universidade (PPGMUSMAST-UNIRIO) e doutoranda em Museologia também na UNIRIO. Trabalhou com a documentação museológica do AMLB entre os anos de 2014 a 2018

Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos