Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em instituições de ensino superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana
Visualizações: 13Resumo
Resumo
Este artigo objetiva identificar se os coordenadores das Instituições de Ensino Superior Privado da Região Metropolitana de Curitiba percebem a existência dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional em seu ambiente de trabalho. Trata-se de pesquisa de caráter exploratório, descritivo e explicativo com base na literatura científica e no estudo estatístico de amostra aleatória simples realizada por meio de instrumento de coleta de dados online aplicado a 339 coordenadores de ensino superior da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados apontam que coordenadores optaram por responder “concordam plenamente” ou que “concordam” às questões utilizadas para detectar a percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem. Esta pesquisa observa que os processos de criação de significado, interpretação e seleção aparecem predominantemente nos resultados. Indica a existência de aumento na percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional relacionada com o tempo de permanência no cargo de coordenador. Conclui que os fatores facilitadores da aprendizagem organizacional são percebidos pelos coordenadores de curso superior das Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Metropolitana de Curitiba e influenciam a criação de significado.
Palavras-chave: Criação de Significado. Aprendizagem Organizacional. Fatores Facilitadores de Aprendizagem Organizacional.
Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/32952