Gestão da informação: análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de biblioteconomia da UFF e UFRJ

Autores

  • Luana Quintal de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Michely Mamede Jabala Vogel Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Introdução: No atual ambiente tecnológico e globalizado, com a informação sendo compartilhada em tempo real, surge a necessidade de realizar atividades e processos que possibilitem gerenciar de forma eficaz o fluxo informacional. Ao identificar essa necessidade, as organizações buscam investir em recursos humanos. O Bibliotecário, como profissional da informação, tem a capacidade de trabalhar com o ciclo de vida da informação de maneira eficiente, proporcionando vantagem para as organizações em que atua. Objetivo: Busca identificar os Trabalhos de Conclusão de Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para levantar o estudo do tema Gestão da Informação na graduação. Metodologia: Empregou-se a pesquisa bibliográfica para estabelecer o referencial teórico e a Bibliometria para a mensuração da produção, realizando a pesquisa nos catálogos e repositórios das instituições escolhidas e organizou os dados em planilha, a fim de elaborar gráficos e quadros que identifiquem a cronologia da produção, qual instituição produziu mais sobre o tema, o uso de palavras-chave utilizados pelo autor comparados aos termos utilizados no processamento técnico para identificar os assuntos, e análise das referências mais utilizadas pelos alunos. Resultados: Ao todo foram analisados nove trabalhos, defendidos entre o ano de 2004 e 2014, os quais utilizaram ao todo 339 referências, 251 autores, com uma variação de 12 tipos documentais e foi identificado o uso ade 27 palavras-chave e 24 assuntos. Conclusão: Concluiu-se que ainda são poucas as pesquisas sobre o tema na graduação de biblioteconomia, porém acredita-se na relevância do tema por ser uma das atuações do Bibliotecário.

Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão Estratégica da Informação. Trabalho de Conclusão de Curso. Biblioteconomia - UFF. Biblioteconomia – UFRJ.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33451/23694

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Quintal de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda de Biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formada em Marketing pela Universidade Estácio de Sá.

Michely Mamede Jabala Vogel, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Professora nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos