Responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário: análise nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no nordeste do Brasil

Autores

  • Laiana Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Introdução: Discute a importância da formação de competências leitoras do bibliotecário no âmbito pessoal e profissional, para constituição deste profissional enquanto mediador da leitura e formador do sujeito-leitor no âmbito das bibliotecas. Objetivo: Identificar as disciplinas que abordam a temática leitura sob a ótica da responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário, por meio dos currículos dos cursos de Biblioteconomia da região Nordeste do Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter exploratório e descritivo, e de abordagem qualiquantitativa. A coleta dos dados foi realizada via web, através da recuperação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e das matrizes curriculares dos cursos. Posteriormente, realizou-se um mapeamento dos componentes curriculares que versam sobre a temática da leitura nas disciplinas dos cursos de biblioteconomia no Nordeste. A análise envolveu as disciplinas obrigatórias oferecidas pelo universo das nove Universidades Federais da Região que ministram o curso de Biblioteconomia. Resultados: Após o mapeamento e identificação das disciplinas obrigatórias com temáticas sobre leitura no âmbito da responsabilidade social do bibliotecário mediador, tivemos um número de seis Instituições Federais, destacandose os cursos de Biblioteconomia. Conclusão: A pesquisa evidenciou que a formação do bibliotecário ainda é pouco voltada para capacitar profissionais para interagir com as ações de mediação de leitura, formação e promoção de leitura no âmbito social. A grande maioria das IES ofertam no máximo duas disciplinas obrigatórias, as quais apresentam questões voltadas para a práxis da leitura na formação do bibliotecário.

Palavras-chave: Bibliotecário. Mediação da Leitura. Responsabilidade Social.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33492/23695

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiana Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos