Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU): proposta para uma narrativa histórica.

Autores

  • Edilene Toscano Galdino dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Nunes Universidade de Évora
  • Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Eliany Alvarenga de Araújo Universidade Federal de Goiás

Resumo

A informação é um fator imprescindível para impulsionar o desenvolvimento da sociedade transformando-se num insumo de grande importância para geração de conhecimento proporcionando a satisfação por uma demanda informacional. A proposta deste estudo sobre política científica com enfoque na biblioteca universitária lança um olhar sobre o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU). Considerando o contexto de desenvolvimento do Brasil, seguido pelas políticas de Ciência e Tecnologia, Educacional e Pós-graduação e de Informação, Ciência e Tecnologia, esses contextos compõem o cenário para criação e execução de um Plano Nacional para a Biblioteca Universitária, surgido a partir de uma demanda por informação na universidade e da mobilização da comunidade bibliotecária e científica. Tendo por indagações: em que contexto de desenvolvimento político-científico foi idealizado o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU - 1986)?; Uma vez que houve condições para a criação do Plano, como se deu o contexto de encerramento do PNBU? Objetiva analisar historicamente o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU) como planejamento da biblioteca universitária, inserido no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil na década de 1980.  A abordagem metodológica se configura com as seguintes técnicas: para caracterizar o objeto da pesquisa será utilizada a pesquisa documental a pesquisa descritiva e para análise dos dados coletados está sendo usada a estratégia metodológica do Discurso do sujeito coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Toscano Galdino dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em História e Filosofia da Ciência / Universidade de Évora.

Maria de Fátima Nunes, Universidade de Évora

Professora Catedrática da Universidade de Évora - Portugal

Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal.

Eliany Alvarenga de Araújo, Universidade Federal de Goiás

Professora Titular da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Pesquisas em andamento