A importância da Bibliometria para a indexação automática

Autores

  • William de Queiroz Tavares Universidade Federal de Pernambuco
  • Victor Galvão Celerino Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Com o desenvolvimento tecnológico e a popularização da internet, o número de informações aumentou substancialmente e, consequentemente, é notória a necessidade da indexação automática, para acompanhar esse crescimento, que é muito rápido. Com base nessa problemática, estudiosos preocupados com o processo de indexação dessas informações para fins de acesso começaram a tentar aprimorar a indexação automática, com ferramentas e técnicas como a bibliometria. Este artigo tem como objetivo apresentar a relação e o valor que a bibliometria tem com a indexação automática, apresentando alguns estudos que utilizaram das leis bibliométricas de Zipf, e do Ponto de Transição de Goffman para o aprimoramento da indexação automática. Ao fim, é evidenciada que a aplicação de leis bibliométricas para a indexação automática é possível e aumenta a qualidade e eficácia dos sistemas, os procedimentos metodológicos adotados consistem em uma análise xplicativa dos trabalhoso de Mamfrim (1991); Robredo (1991); e Guedes (1994), mas é necessária a realização de mais estudos de aplicação da bibliometria na indexação automática.

Palavras-chave: Bibliometria. Indexação Automática. Lei de Zipf. Ponto de Transição de Goffman.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/273/287

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William de Queiroz Tavares, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Curso de Técnico em Biblioteconomia em EAD, pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC/PE). Foi bolsista de Desenvolvimento Profissional (PROGEPE/UFPE). Foi Bolsista da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFPE. Bolsista da Biblioteca de Ciências Biológicas da UFPE. Foi Monitor da Disciplina Serviço de Referência e Informação. Participou do Projeto de Extensão: I Encontro sobre Produção e Uso da Informação de Pernambuco (EPUI/PE).

Victor Galvão Celerino, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Bacharel em Biblioteconomia, pela UFPE. Técnico em Rede de Computadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PE). Foi bolsista de Mestrado da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação / Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROPESQ/CAPES). Realizou estágio na Procuradoria Regional da República da 5ª Região - MPF e Estágio Docência na Disciplina Recuperação da Informação, na UFPE

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos