A relação entre a prática do indexador e a necessidade informacional do usuário: algumas considerações a partir do paradigma social

Autores

  • André Anderson Cavalcante Felipe Universidade Federal de Pernambuco
  • Naara Oliveira Goes Universidade Federal de Pernambuco
  • Byanca Cristina Calixto de Souza Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a indexação realizada no Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, observando se os aspectos sociais são evidenciados ou considerados na elaboração de termos descritores. Discute o processo de indexação dentro do paradigma social da Ciência da Informação, adotando as teorias de Capurro (2003), Araújo (2010; 2012), Gil Leiva (2008), Lancaster (2004), entre outros. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os resultados obtidos demostram que não existe processo de indexação que considera a complexidade dos objetos culturais ou as nuances sociais que fazem parte do acervo presente na Casa de cultura. Por fim, considera que a pesquisa proporcionou maior abrangência teórica sobre a atividade do indexador, pois trouxe uma abordagem diferenciada das teorias tradicionais utilizadas no processo de indexação.

Palavras-chave: Ciência da informação. Indexação. Paradigma social. Usuários. Informação Cultural.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/280/292

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Anderson Cavalcante Felipe, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto I do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Naara Oliveira Goes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em História, pela Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi bolsista de Iniciação à Docência da Disciplina: Indexação e Análise de Assunto no período 2018.1 a 2018.2.

Byanca Cristina Calixto de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos