Acesso à informação financeira em websites: uma análise do portal da transparência da prefeitura municipal de Marcação/PB sob a perspectiva da arquitetura da informação

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saege Universidade Federal da Paraíba
  • Antoni Junio Soares Ribeiro de Barros Universidade Federal da Paraíba
  • Tabira de Souza Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Danilo de Sousa Ferreira Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Segundo a Lei de Acesso à Informação, a informação pública deve ser disponibilizada aos cidadãos de forma clara e compreensível, de modo que eles possam, por meio de sua utilização, fiscalizar e participar da gestão pública. Nesse sentido, considerando que a web é um espaço de ampla divulgação da informação, os gestores públicos têm utilizado cada vez mais os ambientes digitais informacionais como instrumento de comunicação e disseminação de informações, por meio dos portais eletrônicos dos órgãos públicos na internet. Com isso, a necessidade de estruturar esses portais, de modo que todos possam encontrar as informações com facilidade, se torna um desafio constante. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo identificar como as informações financeiras são disponibilizadas aos usuários no portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Marcação/PB, tendo como fundamento os preceitos da Lei de Acesso à Informação e as recomendações da Arquitetura da Informação, a partir dos sistemas de organização, navegação, rotulação e busca da informação. Por meio de uma abordagem exploratória e descritiva do referido portal, foram analisadas as informações financeiras disponibilizadas e a sua estrutura. Os resultados revelaram duas dimensões problemáticas no campo analisado: de um lado, percebeu-se que nem todas as informações cuja disponibilização é obrigatória por lei constam no portal da transparência investigado. Além disso, apesar da organização e da fácil navegação pelo website, o sistema de busca da informação não estava ativo, sendo um obstáculo à encontrabilidade da informação.

Palavras-chave: Informação Financeira. Acesso à Informação. Portal da Transparência. Arquitetura da Informação.

Link:https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/284/288

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saege, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós- Graduaçao em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Administração, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB.

Antoni Junio Soares Ribeiro de Barros, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Servidor técnico da Prefeitura Municipal de Marcação/PB.

Tabira de Souza Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Economia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da UFPB, Campus IV, Litoral Norte/PB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Organização e Sociedade (NEOS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas; estudos empíricos de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais; crescimento, desenvolvimento econômico e social; e, economia regional.

Danilo de Sousa Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Informática, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Ciência da Computação também UFCG. Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: informática básica, multidimensional approach, avaliação de usabilidade, multimodal user interface e metodologia híbrida.

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos