Analise e uso dos metadados na recuperação e preservação das bibliotecas digitais

Autores

  • William de Queiroz Tavares Universidade Federal de Pernambuco
  • Victor Galvão Celerino Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Com o desenvolvimento tecnológico e a popularização da internet, o número de informações aumentou substancialmente e isso gerou mudanças nas bibliotecas e na organização da informação. As bibliotecas se desenvolveram em diversos ambientes e atualmente existem as bibliotecas digitais. Paralelamente ao desenvolvimento das bibliotecas, no âmbito da organização da informação, começou a surgir o conceito de metadados, uma das mais importantes ferramentas que iria auxiliar no manuseio das bibliotecas digitais e na organização, recuperação e preservação da informação. Este artigo tem como objetivo apresentar a relação entre as bibliotecas digitais e os metadados, e mostrar como os metadados contribuem para a organização, recuperação e preservação da informação. No final, é evidenciada a importância que a padronização dos metadados tem para as bibliotecas digitais e como as ferramentas advindas dos metadados contribuíram para o desenvolvimento das bibliotecas digitais com mais qualidade e eficácia.

Palavras-chave:Biblioteca Digital. Metadados. Organização da Informação. Recuperação da Informação. Preservação da Informação.

Link:https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/281/290

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William de Queiroz Tavares, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Curso de Técnico em Biblioteconomia em EAD, pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC/PE). Foi bolsista de Desenvolvimento Profissional (PROGEPE/UFPE). Foi Bolsista da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFPE. Bolsista da Biblioteca de Ciências Biológicas da UFPE. Foi Monitor da Disciplina Serviço de Referência e Informação. Participou do Projeto de Extensão: I Encontro sobre Produção e Uso da Informação de Pernambuco (EPUI/PE).

Victor Galvão Celerino, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Bacharel em Biblioteconomia, pela UFPE. Técnico em Rede de Computadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PE). Foi bolsista de Mestrado da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação / Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROPESQ/CAPES). Realizou estágio na Procuradoria Regional da República da 5ª Região - MPF e Estágio Docência na Disciplina Recuperação da Informação, na UFPE.

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos