Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários

Autores

  • Leonardo Santos Amâncio Cabral Universidade Federal de São Carlos
  • Bruno Carvalho dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Na esfera das problematizações inerentes ao acesso, permanência e sucesso no ensino superior de pessoas que compõem o público-alvo da educação especial (PAEE), um dos grandes desafios está em identificar e atender às demandas educacionais dos estudantes universitários que, frequentemente, sequer declaram suas condições à instituição. O presente artigo vislumbrou apresentar elementos que tangenciam o desenvolvimento de procedimentos metodológicos e instrumentos específicos voltados à identificação processual e longitudinal das necessidades educacionais de estudantes universitários. No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), a pesquisa foi realizada valendo-se de seis etapas desenvolvidas ao longo de dois anos (2015-2017): revisão bibliográfica; elaboração do instrumento piloto; validação semântica; tabulação dos dados e revalidação semântica; verificação do instrumento piloto; e desenvolvimento do instrumento informatizado via plataforma Access (Microsoft Office®). Como resultado, foi possível elaborar um instrumento institucional informatizado e acessível que identificasse, no ato da matrícula e rematrículas de todos os estudantes universitários, suas possíveis necessidades educacionais, concepções sobre barreiras e acessibilidade no âmbito de sua instituição. Compreende-se que, para além de identificar as necessidades e concepções de seus estudantes, o instrumento desenvolvido poderá sensibilizar a comunidade acadêmica sobre essa temática e possibilitará uma avaliação institucional continuada, contribuindo para identificação e superação de barreiras que possam impedir a construção de uma cultura universitária inclusiva. Em tempos de ações afirmativas, espera-se que instrumentos como esse auxiliem no processo de transcender a invisibilidade que o PAEE ainda enfrenta, quotidianamente, dentro e fora do contexto universitário brasileiro.

Palavras-chave: Ensino superior. Acessibilidade. Inclusão. Questionário institucional. Autodeclaração.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4084/3595

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Santos Amâncio Cabral, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP - Brasil. Doutor em Culture, Disabilità, Inclusione: educazione e formazi pela Università degli studi di Roma Foro Italico (Uniroma ) - Itália, com período co-tutela em Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP - Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP - Brasil.

Bruno Carvalho dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduando em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Dourados, MS - Brasil

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos