Estudantes com dislexia no ensino superior e a atuação do núcleo de acessibilidade da UFRN

Autores

  • Elaine Cristina de Moura Rodrigues Medeiros Pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cíntia Alves Salgado Azoni Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar a experiência do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN no atendimento a estudantes com dislexia. O estudo adota abordagem qualitativa de cunho exploratório e documental com base em normativas institucionais e registros pedagógicos dos estudantes com NEE cadastrados no Núcleo de Acessibilidade, no período de janeiro a abril de 2016. A análise do corpus documental aponta para avanços no âmbito da política de inclusão da instituição voltada para esse público. No entanto, revela a invisibilidade do estudante com dislexia a partir da escassez de estudos e da subnotificação destes na instituição de ensino superior. As dificuldades no conhecimento e reconhecimento da dislexia no âmbito clínico e educacional acabam gerando procura incipiente pelo diagnóstico e, consequentemente, ao ingressar na universidade, o estudante não encontra estratégias que poderiam beneficiá-lo em seu processo de aprendizagem. Assim, os núcleos de acessibilidade têm papel fundamental no trabalho de conscientização e aplicabilidade da política de inclusão na dislexia.

Palavras-chave: Universidade. Transtorno específico de leitura. Inclusão. Núcleo de Acessibilidade.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4085/3597

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina de Moura Rodrigues Medeiros, Pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil. Pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - RN - Brasil.

Cíntia Alves Salgado Azoni, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - SP - Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil.

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-Doutorado pela Universidade do Algarve (UALG) - Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - RN - Brasil.

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos